sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O PCdoB e os 10 anos de Governos Progressistas



Julio Veloso. Sec. Nacional de Juventude do PCdoB

"O Ideal e o Caminho". Este é o título de uma antiga revista sobre o Programa Socialista que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) apresentou a sociedade brasileira.

É a partir de um Programa de Nacional Desenvolvimento  que o PCdoB propõe construir um país justo e soberano, assentando assim, as bases para o socialismo.

Claro que esta construção não é um caminho fácil. Pressupõe romper com as velhas formas de um campo "marxista-dogmático", que enxerga o mundo pelo viés "8 ou 80".

Compreendendo o revés político sofrido pela queda do muro de Berlim e a derrocada da URSS, os comunistas brasileiros que cerram fileiras neste partido, decidem por um caminho inovador. Apostam numa aliança com setores de centro-esquerda, encabeçado pela social-democracia petista, a fim de desenvolver o país com maior justiça social e no enfrentamento aberto as práticas neoliberais, ao mesmo tempo em que o partido acumula forças para cumprir a sua vocação: ser a vanguarda dos trabalhadores na construção do socialismo.

Portanto, o caminho que trilhamos é para alcançar o plano ideal, no entanto, pauta-se num mundo real, com forças políticas e sociais reais, com embates reais.

Neste sentido, a fala do camarada Julio Veloso nos esclarece aonde se situa o PCdoB a partir das experiências dos Governos Progressistas (Lula e Dilma), quais os limites e possibilidades da luta nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário